A mão livre do vovô – SP Leituras (Notícias), 13 de julho de 2015

Maratona infantil Vilanova Artigas na Biblioteca Villa-Lobos traz exposição inédita e muitas atividades grátis

vilanova_artigas_avião_vale-702x336

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) promove a exposição Vilanova Artigas – A mão livre do vovô que celebra o centenário de nascimento do arquiteto, um dos mais importantes do país. A exposição acontece entre os dias 18 de julho e 25 de outubro e tem um recorte diferente: nela, serão expostos desenhos que o arquiteto fez para seus netos. A exposição é uma iniciativa da Biblioteca Parque Villa-Lobos em parceria com o Museu da Casa Brasileira (MCB), que também dedica um painel expositivo sobre o arquiteto. A abertura da exposição na BVL está programada para as 12h

Os desenhos da exposição são feitos em papéis simples ou de rascunho, com lápis de cor, canetas hidrográficas e esferográficas, muitos deles, inclusive, com intervenções das crianças. A ideia da BVL é explorar o tema pela relação lúdica avôs com netos.

Por isso, além da mostra a biblioteca promove diversas atividades paralelas que dialogam com a obra dele. Uma delas será um bate-papo no programa permanente Segundas Intenções, que traz os escritores Michel Gorski e Silvia Zatz. Eles são autores do livro A mão livre do vovô (Editora Terceiro Nome), que traz impressas algumas das imagens presentes na mostra. A atividade vai ser realizada no dia 18 de julho, às 10h30.

No encontro, os escritores vão falar sobre como foi o processo de edição e de criação do livro, além de comentar sobre suas carreiras e referências literárias. Eles mantêm uma parceria de quase 10 anos e já publicaram os livros Por um triz, Irerê da Silva e O soprador.

Ainda no dia de lançamento da exposição, 18, a biblioteca promove uma Visita Guiada com Rosa Artigas, filha do arquiteto, às 13 horas. Outra atração é a contação de histórias A mão livre do vovô, com a Kiara Terra, às 16 horas, que também ministra a Oficina – Tempo presente. A ideia da oficina é despertar em avós a percepção da importância e beleza de suas histórias vividas. A atividade vai ser realizada às 14 horas.

No domingo, 19, a Companhia Arte Negus realiza outra contação de histórias baseadas no lado lúdico da obra de Artigas, às 16 horas.

Ainda em julho, o programa permanente Pintando o 7 traz atividades paralelas nos dias 22 e 29. A ideia é a criação de desenhos inspirados nas imagens do arquiteto paulista e explorar a relação de infância e de maturidade. As atividades acontecem às 11 horas e são indicadas para crianças a partir de 7 anos.

Encerrando as atividades comemorativas, no sábado, dia 25, A Cia Arte Negus realiza a oficina Conta vô, Conta vô!, destinada a avós e responsáveis. A atividade propõe dicas para manter a atenção das crianças durante o contar de uma história, através da oralidade ou com o uso de livros. O objetivo é proporcionar uma experiência afetiva com momento de descontração entre avós e netos.

A programação paralela da BVL vai até outubro, quando se encerra a mostra.

Entre os destaques, oficinas para criação de livros e zines e diversas atividades em programas como o Pintando o 7 e Hora do Conto. Todas atividades tem um viés de explorar a relação avô e neto. Confira mais informações na tabela abaixo.

Sobre Villanova Artigas

Nascido em Curitiba em 23 de junho de 1915 e radicado em São Paulo, João Batista Vilanova Artigas deixou a sua marca em grandes obras, em cerca de 700 projetos que executou durante sua carreira. Entre os exemplos estão o Edifício Louveira, no bairro de Higienópolis; o Estádio do São Paulo Futebol Clube no bairro do Morumbi e o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Sua obra foi duas vezes premiada internacionalmente com o Prêmio Jean Tschumi em 1972 e Prêmio Auguste Perret, em 1985. Sua maneira de projetar segue influenciando arquitetos até hoje e por isso foi reconhecida, por alguns críticos, como uma verdadeira escola, a chamada Escola Paulista. O arquiteto faleceu em janeiro de 1985.

Outros equipamentos culturais da cidade também celebram o centenário de Artigas. O Itaú Cultural promove o lançamento de dois livros e um filme sobre o arquiteto, além da Ocupação Vilanova Artigas, que discute a sua vida, obra e a arquitetura contemporânea.

Já o Museu da Casa Brasileira conta com um painel expositivo com uma seleção de desenhos originais e brinquedos de papel que o arquiteto fazia como diversão para os netos.

Leia aqui a matéria na íntegra

E veja aqui mais informações sobre o livro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em A mão livre do vovô

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s