Vilanova Artigas – Jornal do Brasil, 30 de junho de 2015

CAPA - VILANOVA ARTIGAS

Livro com projetos de Vilanova Artigas será lançado nesta quarta

Obra reúne 43 projetos do arquiteto que é tido como referência no meio

“Vilanova Artigas” oferece pistas sobre a trajetória do arquiteto que lhe dá nome e é tido como referência no meio. O lançamento do livro será nesta quarta-feira (1), às 20h, no Itaú Cultural da Avenida Paulista, em São Paulo,  e será seguido de palestra de Paulo Mendes da Rocha. Na ocasião, a publicação será vendida a preço promocional, de R$ 100,00.

Com autoria de Rosa Artigas e coautoria de Marco Artigas, o livro Vilanova Artigas reúne 43 projetos, realizados pelo arquiteto, incluindo os não executados feitos para oconcurso do Plano Piloto de Brasília e a proposta de reurbanização do Vale de Anhangabaú. A partir de fotografias atuais e antigas, além de desenhos originais feitos pela mão do próprio arquiteto, a obra remonta o percurso de João Batista Vilanova Artigas.

Nascido em Curitiba e radicado em São Paulo, ele deixou a sua marca em grandes obras que guardam a memória de sua passagem pela capital paulista. Entre elas, o Edifício Louveira, no bairro de Higienópolis; e o Estádio do São Paulo Futebol Clube no bairro do Morumbi (1952). Ainda se destaca o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). No livro, somente os dois planos urbanísticos, o concurso do Plano Piloto de Brasília e a proposta de reurbanização do Vale de Anhangabaú, não foram executados e integram a seleção apresentada.

As obras foram organizadas por tipo de programa – casas, apartamentos, escolas, edifícios comerciais e institucionais, conjuntos habitacionais, planos e equipamentos urbanos – dispostas em ordem cronológica dentro de cada tema. A forma como os projetos estão apresentados possibilita revelar com mais clareza os pontos de inflexão, as continuidades e as retomadas de caminhos a partir da análise de objetos construídos em condições semelhantes quanto a dimensões, ao uso, aos meios técnicos e à relação com o entorno construído, considerados na obra de um único arquiteto.

Veja aqui a matéria publicada no site do Jornal do Brasil

E confira aqui mais informações sobre o livro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Vilanova Artigas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s