Vilanova Artigas – Casa Vogue, 24 de junho de 2015

CAPA - VILANOVA ARTIGAS

Mergulho no universo de Vilanova Artigas

Mostra dedicada ao arquiteto abre hoje em SP

Apesar das homenagens ao centenário do arquiteto João Batista Vilanova Artigas (1915-2015) estarem sendo organizadas há tempos, o dia de ontem cravou o momento exato de tal comemoração. Exatamente cem anos atrás chegou ao mundo aquele que viria a se tornar um dos mais importantes arquitetos do país. Alinhado ao calendário, o Itaú Cultural tratou de marcar para esta data a inauguração da 24ª mostra da sua série Ocupação, inteiramente dedicada ao mestre. Com curadoria compartilhada entre a equipe da Instituição, Rosa Artigas (filha de Vilanova) e o arquiteto Alvaro Razuk, a exposição que acontece na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, abriu ontem para convidados e, hoje (24/6), para o público geral.

A Ocupação Vilanova Artigas convida os visitantes a mergulhar no extenso e intenso universo do arquiteto, que também atende aos títulos de projetista, exímio desenhista, ativista, professor, visionário e vanguardista. Colocando de lado os rótulos e focando no legado deixado por ele, a mostra ressalta como a sua obra, a sua postura política e a sua visão social influenciaram as transformações das cidades brasileiras.  As diferentes facetas da personalidade do mestre são reveladas através de projetos, desenhos de trabalho, maquetes, fotos públicas e pessoais, projeções, bilhetes, cartas, manuscritos e artigos de jornais expostos.

Com o evento, o Itaú Cultural dá continuidade ao conceito das suas “ocupações” – mostras organizadas para apresentar a vida, a obra e o processo de criação de personalidades-referência, que despontam em diferentes áreas de expressão. Desta vez, a curadoria optou por revelar a trajetória a partir de três núcleos: Arquiteto, Educador e Homem Público. Durante o período da exposição, vários eventos especiais irão acontecer, entre eles o lançamento do livro de autoria de Rosa Artigas e o debate com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha (amigo e assistente do homenageado), programados para o dia 1 de julho. Acompanhe a programação no site.

A agenda da semana conta ainda com o lançamento do documentário Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz, dirigido por sua neta, Laura. O filme será exibido a partir de quinta-feira (25/6) nos Espaços Itaú de Cinema da Augusta, da Frei Caneca e da Pompéia, em São Paulo, e na mesma rede no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, em Curitiba, em Brasília e em Salvador.

Veja aqui a matéria publicada no site da Casa Vogue

E confira aqui mais informações sobre o livro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Vilanova Artigas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s