A morte no fim do mundo – Videocast do prof. Samir Lahoud, 2 de julho de 2015

Videocast do Prof. Samir: O pintor brasileiro de maior prestígio no século XIX tinha 49 anos ao morrer assassinado pelo marido de sua amante que, alucinado, apunhalou-o no Largo da Matriz de Piracicaba, diante da família, de crianças e de transeuntes. Isso aconteceu em 13 de novembro de 1889, e este livro narra o triângulo amoroso com riqueza de detalhes, além de traçar um panorama da obra do artista.

O livro também traz detalhes da carreira do pintor. Seus estudos na Academia Imperial de Belas Artes, em 1869. Sua atuação como retratista e professor de desenho no interior de São Paulo. O encantamento do imperador Pedro II com seu trabalho, que lhe valeu uma bolsa de estudos na École National Supérieure des Beaux-Arts, em Paris, entre 1876 e 1882. Sua participação em quatro edições do Salon Officiel des Artistes Français e seu retorno ao Brasil, em 1882.

Domício Pacheco e Silva reconstrói a trajetória do grande artista brasileiro e navega entre fontes confiáveis, falhas, contraditórias e inverossímeis, aceitando que muitas vezes a lacuna e o mistério iluminam mais a vida de um artista que as certezas.

Confira aqui mais detalhes sobre o livro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em A morte no fim do mundo - A história do pintor Almeida Junior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s