Calúnia – Canal do professor Samir Lahoud, 3 de abril de 2015

calunia

Videocast do professor Samir: A Guerra do Paraguai foi um dos mais violentos conflitos ocorridos na América do Sul, responsável pela morte de dezenas de milhares de brasileiros e de 90% dos homens paraguaios com mais de sete anos e de 50% das mulheres e crianças desse país.

Elisa Lynch, uma linda, glamurosa e poderosa irlandesa que levou ao Paraguai costumes europeus relacionados à dança, à música, ao vestuário, à culinária e ao que diz respeito à emancipação da mulher, teve papel central no conflito ao lado de seu companheiro, o ditador Solano Lópes, com quem teve sete filhos. Amada pelo povo mais simples e por ele chamada de “rainha do Paraguai”, era odiada principalmente pela elite, que se referia a ela como “uma prostituta maquiavélica, que teria seduzido e roubado magnatas franceses, ingleses e russos antes de enfeitiçar o futuro ditador paraguaio, a quem teria incitado a provocar a guerra com seus vizinhos Brasil, Argentina e Uruguai.

Neste livro, os também irlandeses Michael Lillis e Ronan Fanning dão conta desses e de outros enigmas que envolvem essa figura histórica tão controversa. Eles se reuniram a outros estudiosos da Guerra do Paraguai num seminário de duas semanas sobre Elisa, em Assunção, em 2001, e a partir daí pesquisaram fontes originais por toda a América Latina, Europa e Estados Unidos e tiveram acesso exclusivo a documentos e fotos de família até agora inéditos.

Calúnia apresenta, ainda, a primeira publicação em português de Declaração – Protesto que faz Elisa Lynch, panfleto em que ataca seus inimigos, escrito por Elisa com informações negadas na época mas confirmadas pela extensa pesquisa desta biografia. Esse documento, escrito depois da morte de seu companheiro, revelou uma mulher de estonteante beleza e extraordinária determinação que foi caluniada, como ela própria conta.

Assista aqui ao vídeo na íntegra

E veja aqui mais informações sobre o livro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Calúnia – Elisa Lynch e a Guerra do Paraguai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s