Gente do Mar – Folha do Meio Ambiente, 26 de novembro de 2014

gente_do_mar_-_capa

Gente da mar

Vida e gastronomia de 25 comunidades de pescadores do litoral brasileiro

Uma dupla de valor se une para fazer um trabalho de alto valor cultural, gastronômico e ambiental. O fotógrafo Fábio Colombini e o historiador Ricardo Maranhão percorreram o litoral do Brasil, desde o Pará até o Rio Grande do Sul, enfrentando estradas precárias e pequenas embarcações, para conhecer 25 comunidades de pescadores. O resultado dessa pesquisa, que durou um ano e meio, é o livro “Gente do mar”.
“Gente do mar” tem textos em português e inglês. A obra resgata as atividades de pesca e as práticas gastronômicas desses grupos que há séculos constroem com uma série de conhecimentos e práticas que respeitam o meio-ambiente.
Ricardo Maranhão ressalta que a cultura desses homens do mar, vinculada a uma ocupação discreta e respeitosa ao meio ambiente, possui uma riqueza capaz de ensinar aos brasileiros como viver e como usufruir da natureza sem depredações e agressões. “Infelizmente, em muitos lugares de nosso litoral, o turismo predatório e as técnicas de pesca industrial vem expulsando inúmeras famílias de pescadores e descaracterizando sua existência”, explica Maranhão.
O livro mostra que existe uma realidade que pode ser aproveitada por um turismo inteligente, utilizando a sabedoria dessa gente do mar em um Brasil tão rico de diversidades.
“Gente do mar” está enriquecido por um trabalho fotográfico de primeira qualidade feito pelo arquiteto formado pela FAU-USP e fotógrafo autodidata, o paulistano Fabio Colombini. Profissional de primeira grandeza, reconhecido internacionalmente, Colombini há 30 anos registra os diferentes ecossistemas brasileiros.
Confira aqui a matéria na íntegra
E veja aqui mais informações sobre o livro
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Gente do mar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s