Gente do Mar – Guia do Sabor, 13 de novembro de 2014

clique para ver detalhes
Livro assinado por um historiador e um fotógrafo revela tradições culinárias e modos de vida de comunidades de pescadores

Uma boa surpresa, assim pode ser descrita a chegada de “Gente do mar – vida e gastronomia dos pescadores brasileiros”, livro do historiador Ricardo Maranhão com fotos de Fábio Colombini. Não apenas pelo belo conjunto de imagens ou a pertinência do tema (em tempos de discussão urgente sobre a sustentabilidade da pesca em larga escala e a sobrevivência dos oceanos), mas pela abordagem também culinária.

O livro é resultado de uma viagem da dupla pelo litoral brasileiro, desde o Pará até o Rio Grande do Sul. No trajeto, conheceram 25 comunidades de pescadores que resistem ao avanço da pesca industrial e ao turismo predatório.

No total, a pesquisa consumiu um ano e meio dos autores. O livro foi publicado com textos em português e inglês, com apoio da Lei Rouanet e patrocínio do banco Volkswagen. Além de práticas de trabalho, “Gente do mar” resgata tradições culinárias desses povos – manifestação igualmente rica de sua cultura. Estão lá as moquecas, os ensopados, as caldeiradas e os peixes e crustáceos na brasa, assados, fritos e empanados, além das cozinhas, utensílios (como a panela de barro), técnicas e outros elementos.

Do Ceará, por exemplo, aparecem os jangadeiros “lutadores”, os camarões e lagostas em Fortaleza, os caranguejos cozidos com coentro e a peixada em Jericoacoara. Para se inspirar e tentar entender o Brasil do ponto de vista do prato.

Confira aqui a matéria na íntegra

E veja aqui mais informações sobre o livro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Gente do mar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s