Cozinhando no quintal – Setor 3 (Senac), 27 de outubro de 2014

Cozinhando no quintal

Resultado do projeto Território do Brincar, Cozinhando no quintal traz a poesia do cozinhar das crianças de diferentes regiões do Brasil

Independente da região e classe social, várias crianças brincam de cozinhar com elementos da natureza e um bocado de imaginação. Algumas usam lama para preparar o bolo de chocolate, outros preferem os matinhos para preparar uma salada colorida. Todos esses preparos coloridos e criativos foram apresentados pela dupla Renata Meirelles, educadora, e o documentarista, David Reeks, idealizadores do projeto Território do Brincar, em parceria com o Instituto Alana, no livro Cozinhando no quintal, da editora Terceiro Nome. Veja aqui notícia sobre a iniciativa.

Após um ano e oito meses, a educadora e o documentarista percorreram diversas regiões do País com distintas realidades socioeconômicas para ouvir, registrar e compartilhar os saberes e a cultura infantil. Por meio de filmes, fotos, textos e áudios, eles mostraram diferentes formas de brincar em comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral. Todo material está publicado no site da iniciativa.

Por meio de fotos, o livro Cozinhando no quintal mostra como as crianças usam os elementos ao seu redor na hora de brincar de cozinhar, preparando comidinhas de brincadeira com ingredientes encontrados no quintal, como flor, lama, grama, folhas e sementes.

Com uma linguagem poética, o livro traz 22 imagens desse dia a dia lúdico. Em cada pratinho, é explicado os ingredientes utilizados, os “chefs” e o local onde foi feito o registro.

Segundo Renata, a ideia desse livro surgiu durante a montagem da exposição itinerante do projeto. “Após essa montagem, notamos como tínhamos fotos das comidinhas. Inicialmente pensei em montar um painel com todos aqueles pratos. Para cada um deles, pensei em uma linguagem poética em que mostrava a importância daqueles materiais utilizados e a própria brincadeira”, comentou. Ainda lembrou que uma pessoa da editora se interessou pelo material e sugeriu montar um livro com esse conteúdo específico.

Esse material foi organizado em quatro meses para elaboração da publicação. “Acredito tanto que é de fato olhar para criança, e o brincar. Seja nas grandes cidades, onde for, olhar e perceber as coisas belas e poéticas construídas por elas”.

A educadora também explicou que a publicação é voltada para todo tipo de público, tanto adultos quanto crianças. Para os adultos, o livro pode ajudar em suas recordações afetivas e valorizar esse tipo de brincadeira para seu filho, ou neto, por exemplo. Já as crianças prestam atenção no processo e como é feito, inclusive até incentiva mais o brincar de cozinhar. “É incrível observar como sempre usam elementos da natureza em suas receitas”, notou Renata.

A pesquisadora e idealizadora do Território do Brincar também reforçou que esse tipo de brincadeira ocorre em crianças do meio urbano e rural e de distintas classes sociais. A diferença está na intensidade da fala durante a brincadeira. Segundo suas gravações, observou que as crianças de grandes cidades costumam falar muito, comparadas com as do interior que brincam de forma mais silenciosa. “A essência do fazer a comidinha é igual a todos, só difere um pouco o contexto cultural”.

A expectativa da autora é inspirar a poesia do brincar e o que a criança pode contribuir com seu repertório próprio para o dia a dia. “Espero que possa ficar cada vez mais claro essa potência do que a criança tem e já é. Ela não precisa estar só esperando na fila da vida para receber coisas, aprender e absorver informações. A criança já chega carregada de muitas coisas”, pontua.

Confira aqui a matéria na íntegra

E veja aqui mais detalhes sobre o livro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cozinhando no quintal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s