Cozinhando no quintal – Bebe.com.br, 7 de outubro de 2014

cozinhando_no_quinta - capal

Livro registra brincadeiras pelo Brasil

A educadora Renata Meirelles e o documentarista David Reeks, junto com os dois filhos, passaram dois anos na estrada, mergulhados nos mais diversos contextos do brincar. Nessa viagem, eles constataram que, no Brasil inteiro, de diferentes maneiras, as crianças brincam de cozinhar. “Em cada lugar onde desembarcávamos, havia sempre crianças em algum cantinho construindo um lar. Debaixo de árvores, na sala do apartamento, na praça, na calçada, na garagem, até debaixo da cama encontramos casinhas delicadamente organizadas”, explica Renata.

Ela ficou tão encantada com as comidinhas que resolveu lançar um livro exclusivamente sobre isso. E assim nasce o Cozinhando no Quintal, que será lançado amanhã, quarta-feira, em São Paulo.

Renata é idealizadora do Território do Brincar, em parceria com o Instituto Alana. O projeto é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil. E o livro nasceu a partir da experiência vivida por Renata e David entre abril de 2012 e dezembro de 2013, em uma viagem que incluiu comunidades rurais, indígenas e quilombolas, grandes metrópoles e localidades no sertão e no litoral.

Cozinhando no Quintal mostra, por meio de registros fotográficos, como as crianças utilizam os elementos ao seu redor na hora de brincar de cozinhar, fazendo comidinhas de brincadeira com ingredientes encontrados no quintal, como flor, lama, grama, folhas e sementes.

“O fogão pode ser de barro, de plástico, de pedra ou um de verdade, largado ao vento no fundo do quintal. Os bolos e comidinhas aparecem instantaneamente, brotando como por encanto em uma intensa conversa de mão para mão, de panelinha para panelinha, de criança para criança, seja onde for. Essas casinhas e suas comidinhas são unânimes: pertencem a todos nós”, finaliza Renata.

Veja aqui a matéria na íntegra

E confira aqui mais informações sobre o livro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cozinhando no quintal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s