Gente do mar – blog Find & Eat, 18 de setembro de 2014

gente_do_mar_-_capa

A gastronomia dos pescadores brasileiros

Não, não é apenas um livro de gastronomia ou receitas. Também é. Mas vai além. Em mais de 300 páginas muito bem ilustradas pelo fotógrafo Fabio Colombini, o historiador Ricardo Maranhão descreve o dia a dia de 25 comunidades de pescadores.

A obra também diz muito sobre a gastronomia desse povo que traz consigo um respeito ao meio-ambiente e à natureza. É o caso do seu Catarino Nunes, do povoado de Mandacaru, no Maranhão, que gosta de preparar sua receita de camarão. “A gente pega, abre um aqui, abre outro, com casca. Tempera com sal, cheiro-verde, essas coisas assim. Coloca um grudado no outro e prende, esse é o casadinho. Tem também o de molho. Eu faço assim: pego um tanto de camarão, aí eu corto as barbas todas, pego e raspo o coco, compro cheiro-verde, fica aquele ensopadinho. Tem gente, umas doutoras de São Paulo, que quando chega perto do Natal ficam telefonando para encomendar comida. Gostam também quando eu faço galinha caipira”, registra o livro.

O livro é escrito em Inglês e Português e é também um convite para o turismo. Afinal, páginas não seriam suficientes para descrever toda a cultura dessa “brava gente”. Fica o sabor de quero mais e a vontade de ir até o Maranhão para conhecer a receita de galinha caipira do seu Catarino que, com certeza, deve ser bem temperada com a sabedoria de quem nunca estudou gastronomia, mas que conhece melhor do que ninguém a alquimia dos ingredientes.

Confira aqui o post na íntegra

E veja aqui mais informações sobre o livro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Gente do mar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s