O estádio dos desejos – Diário do Nordeste (Caderno 3), 12 de agosto de 2014

villoro

O México visto pelo caleidoscópio

Um dos grandes nomes da literatura mexicana, Juan Villoro tem romance, ensaio e livro infantil publicados

O Villoro de “O estádio dos desejos” não traz o peso crítico do romancista e do ensaísta, mas tampouco deixa-se levar por imagens prontas – e o tema, o futebol, costuma evocá-las com frequência. Há um procedimento de desmontagem do estereótipo, ainda que fique evidente a paixão do autor pelo tema.

A história se passa em um país fictício, com um povo fanático por futebol. A seleção é amada e respeitada pelos torcedores, mas incapaz de se sair bem em campo. Assim também é o Atlântida, time do coração do pequeno Arturo, que sonha dormindo e acordado com os dribles de seus ídolos. Filho de um cientista, ele convence o pai a criar uma máquina capaz de colocar o time e a seleção nacional no caminho certo. Torcida fanática, time malfadado… Não seria esse um bom retrato para o futebol brasileiro da era Luiz Felipe Scolari?

“Claro que não! Vocês reclamam, mas o Brasil já tem cinco campeonatos mundiais. O México costuma ter bons times, mas nunca ganhou uma Copa. Se tivéssemos uma seleção tão boa quanto a nossa torcida, a história seria diferente”, brinca, evocando o mote de sua trama.

A leitura deixa evidente a familiaridade do autor com o tema. No conjunto de sua obra, ele é quase onipresente. Villoro é um torcedor fanático do Club Necaxa, time que disputa a segunda divisão do campeonato mexicano. Como jornalista, tem no futebol um de seus temas mais recorrentes, tratado por meio de ensaios e reportagens que já renderam livros de compilação. No currículo, ele coleciona coberturas de algumas copas do mundo. “Infelizmente, não cobri a Copa do Brasil, porque os jornais impressos trabalham hoje com equipes menores do que no passado. Mas acompanhei tudo pela TV”, conta.

Leia aqui a matéria na íntegra

E confira aqui mais informações sobre o livro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em O estádio dos desejos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s