Albinos – Brasil Post, 24 de julho de 2014

capa_albinos

‘Achei que deveria trazê-los para a luz’, diz Gustavo Lacerda, criador de ensaio sobre albinos

Eles vivem literalmente à ‘sombra’ na sociedade, mas, ao mesmo tempo, são notados pelos cabelos, cílios e pele quase transparentes por onde passam. Gustavo Lacerda, fotógrafo, de 44 anos, trouxe delicadeza e uma beleza sutil para o ensaio fotográficoAlbinos, que será lançado em livro no próximo dia 31, em São Paulo.

Vencedor de prêmios como Conrado Wessel, em 2011, Gustavo assina obra que integra o acervo do Pirelli/MASP. Ele foi capa da Ilustrada nesta semana e ganhou destaque pela sutileza com que retrata o universo de seus personagens.

“Acredito que o assunto desperta o interesse das pessoas, mostra como protagonistas pessoas que normalmente não ocupam esse lugar”, contou Gustavo em entrevista ao Brasil Post.

Lacerda, que diz se interessar em ‘fotografar quem é pouco fotografado’, viu na fotofobia, na falta de melanina e no fato de precisarem andar longe do sol, a oportunidade de trazer os albinos para a luz.

“Fotografia é luz. Achei que seria interessante trazê-los para a luz e, como muitos deles se sentem marginalizados socialmente, e intimidados, esta é uma forma de trazê-los para o centro da atenção de uma forma positiva, respeitosa.”

O artista ficou interessado pelos tons de pele, dos cabelos e dos olhos que remetem a uma atmosfera tímida e extremamente delicada, mesmo notando que há muita tensão no mundo particular de cada um.

Durante cinco anos, foram fotografados cerca de 50 albinos entre adultos e crianças. Para o livro, Gustavo selecionou apenas 35 imagens. As fotografias foram feitas no estúdio do artista, em São Paulo, e também no Rio de Janeiro e no Maranhão, em lugarejos próximos à ilha de Lençóis, conhecida pela alta concentração de albinos.

O fotógrafo financiou grande parte da produção do projeto e, para reduzir os custos, pretende vender 50 livros-objetos com impressão e embalagem especiais. Segundo o jornal Folha de São Paulo, cada um custará R$ 650.

No próximo dia 31, o lançamento vai ganhar uma roupagem especial, no centro de fotografia Madalena CEI, em São Paulo. Gustavo pretende fazer uma projeção de imagens, e alguns protagonistas do ensaio estarão presentes no local.

Gustavo vai lançar um novo projeto, em agosto, na SP Arte Foto, que também é uma série de retratos de pessoas comuns “anônimas e com seus dramas”, segundo ele.

Confira aqui a matéria na íntegra

E veja aqui mais informações sobre o livro

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Albinos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s