Albinos – Trip, 29 de julho de 2014

capa_albinos

“Albinos”, agora no papel

Premiada série fotográfica vira livro e tem lançamento em São Paulo na próxima quinta

Na próxima quinta-feira, 31 de julho, o fotógrafo Gustavo Lacerda apresenta na cidade de São Paulo o resultado do trabalho que realiza desde 2009 em que retrata pessoas albinas de todas as idades.

Vencedora dos Prêmios Conrado Wessel (2011) e Porto Seguro de Fotografia (2010), a série Albinos, agora ganha o formato de livro pela Editora Madalena. Na noite de lançamento acontece ainda a projeção das fotos da obra e a presença de alguns personagens.

Apesar de trabalhar também com a fotografia comercial, com modelos, Gustavo sempre foi fascinado por registrar quem não costuma ser “o escolhido para a foto”. A ideia de iniciar o trabalho veio em 2009, “quando percebi que além da riqueza estética havia questões importantes, como a invisibilidade social, a fotofobia, sendo que a fotografia é essencialmente luz. Fui me envolvendo e o projeto foi crescendo, não imaginava aprofundar tanto”, conta o fotógrafo.

Cerca de 50 albinos foram registrados durante cinco anos. Para o livro, 35 imagens foram escolhidas. As fotografias foram feitas no estúdio do artista, em São Paulo, e também no Rio de Janeiro e no Maranhão, em lugarejos próximos à ilha de Lençóis, conhecida pela alta concentração de albinos.

Em uma das páginas do livro, o leitor pode manusear uma carta, escrita pela mãe de duas irmãs gêmeas albinas. “Ela conheceu meu trabalho pela internet, enquanto pesquisava informações sobre albinismo, pois não havia casos em sua família. Mandou um email para mim, agradecendo, porque viu um lado poético nas imagens. As meninas eram muito pequenas ainda e ela não estava segura se seria uma escolha delas serem fotografadas. Mas quando tinham quase dois anos, fui ao Rio pela primeira vez clicá-las. Mantivemos contato. Em uma exposição em Tiradentes, tive a ideia de incluir uma carta desta mãe contando sobre a experiência ao perceber que as filhas eram albinas.”

Na Trip #220, edição de abril de 2013, a reportagem White Power, que tratou o universo da pessoas albinas, a luta por direitos e por visibilidade de um grupo que vive praticamente à margem da sociedade, foi ilustrada com as fotos de Gustavo Lacerda. Para relê-la: revistatrip.uol.com.br/revista/220/reportagens/white-power

Vai lá: Albinos (Editora Madalena), R$ 90
Lançamento: 31 julho, quinta-feira, a partir das 19h no Madalena CEI (Rua Faisão, 75, São Paulo)

Confira aqui a matéria na íntegra

E veja aqui mais informações sobre o livro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Albinos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s