Albinos – Mapa das Artes, 22 de julho de 2014

capa_albinos

Gustavo Lacerda lança livro de série premiada no Madalena CEI

O fotógrafo Gustavo Lacerda apresenta em 31/07/14, às 19h, no Madalena Centro de Estudos da Imagens resultado de sua pesquisa com albinos realiza desde 2009. O ensaio foi vencedor dos Prêmios Conrado Wessel (2011) e Porto Seguro de Fotografia (2010), e retrata pessoas albinas em estúdio, deixando transparecer sentimentos como orgulho, vaidade e incômodo. Na ocasião, ocorre projeção de imagens com a presença dos protagonistas.

A publicação (Editora Madalena e Editora Terceiro Nome; 68 págs; 22,5cm x 29cm; R$ 90) traz 35 imagens feitas no estúdio do artista, em São Paulo, e também no Rio de Janeiro e no Maranhão, em lugarejos próximos à ilha de Lençóis, conhecida pela alta concentração de albinos. As viagens, sempre acompanhado de uma figurinista e um assistente, foram possibilitadas pelo Prêmio Conrado Wessel, em 2011.

Gustavo considera que fez o oposto do esperado por um artista contemporâneo, quando o óbvio seria fotografar cada pessoa em seu ambiente natural. “No início cheguei a experimentar esse caminho, mas logo percebi que, ao convidá-los para um ambiente formal de estúdio, eu mexia diretamente com a autoestima, já que estava lidando com pessoas que normalmente não vivem a posição de protagonistas”, conta. Daí a opção por intervir nos figurinos, nos cabelos, na maquiagem e nos fundos de tecido cenográfico. “Além de me oferecer mais controle estético, a produção tornava o momento especial para eles. Acredito que venham daí os sentimentos tão presentes nesses retratos: misto de orgulho e vaidade, desconforto e incômodo”.

Confira aqui a matéria na íntegra

E veja aqui mais informações sobre o livro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Albinos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s