A Guerra (1914 – 1918) – Folha da Região, 1º de novembro de 2002

capa_guerra_volume_1

A Guerra, por Julio Mesquita

Durante quatro anos – de agosto de 1914 a outubro de 1918 – o jornalista Julio Mesquita escreveu uma análise semanal, jornalística e reflexiva, sobre a Primeira Guerra Mundial, no jornal O Estado de S. Paulo, do qual foi o seu primeiro diretor.

Julio Mesquita “é o cronista que vê a guerra de longe, distante do palco do conflito”, segundo análise publicada pelo Observatório da Imprensa, a propósito da obra “A Guerra 1914-1918”, em 4 volumes e em CD-Rom, co-edição O Estado de S. Paulo/Editora Terceiro Nome, São Paulo, 2002.

“Exatamente por vê-la de longe, consegue mostrá-la com a exatidão e a isenção que só o distanciamento permite. Quando a guerra estourou, o desafio de informar e, principalmente, explicá-la aos leitores do jornal foi assumido por ele.

Suas crônicas, reencontradas recentemente durante uma pesquisa para escrever a história do Estado, formam o único documento brasileiro – e um dos poucos em língua portuguesa – sobre o fato mais importante do início do século 20, com repercussões que até hoje vivenciamos”, informa o Observatório.

A edição é assinada por Ruy Mesquita Filho, bisneto de Julio Mesquita. Cada ano da guerra é apresentado por um texto específico, assinado pelo historiador Fortunato Pastore. O jornalista e escritor Gilles Lapouge, correspondente do Estado em Paris, assina um texto sobre a importância das crônicas de Mesquita. O jornalista Napoleão Sabóia, também correspondente do jornal em Paris, escreve sobre a evolução da fotografia durante o período, e o historiador Jorge Caldeira sobre o papel de Julio Mesquita na história do jornalismo brasileiro. As legendas são de Antonio Buarque Ferreira.

Leia aqui a matéria na íntegra

E veja aqui mais informações sobre o livro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em A guerra (1914-1918)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s