De que riem os boias-frias – Jornal de Piracicaba, 7 de julho de 2014

boias_frias

O riso teatral dos boias-frias documentado

Por meio da reflexão sobre as sociedades, o homem e o seu comportamento social, o professor titular do departamento de Antropologia da USP (Universidade de São Paulo), John C. Dawsey, lançou a sua sexta obra, De Que Riem os Boias-Frias? Diários de Antropologia e Teatro.

O livro apresenta a análise dos trabalhadores boias-frias por meio de uma experiência realizada pelo autor no período de 1983 a 1985.

Tudo começou em há 31 anos, quando o antropólogo foi morar com uma família de Minas Gerais na periferia de Piracicaba, a qual muitos moradores eram boias-frias.

“Entre 1984 e 1985, mesmo havendo saído da favela, continuei a participar da vida cotidiana das famílias do local. Durante esse tempo fiz mais de 350 registros em cadernos de campo. Fazia parte do meu aprendizado como antropólogo. Um aprendizado de vida”, disse.

O que chamou a atenção do autor foi o riso dos boias-frias. “Em carrocerias de caminhão, um clima de brincadeira e de riso irrompia em meio ao esgotamento físico e nervoso das pessoas. Riam como atores de teatro, indo e vindo dos canaviais, se transformavam em múltiplas personagens”, afirmou.

A oportunidade de começar a produção da obra aconteceu em 1998, em que aproveitou uma licença do prêmio do departamento de Antropologia da USP.

“Passei seis meses escrevendo. Virou uma tese de livre-docência. Em 2013, estimulado por pessoas que conheciam a tese, fiz uma revisão. Virou este livro”, afirmou.

Dawsey destacou que o livro tem mais de 100 personagens, todos mencionados nos agradecimentos. São personagens reais, mas ganham no livro nomes fictícios.

“É um livro de antropologia, mas ele também tem algumas das características de um romance. Ali se contam os dramas do dia a dia, as relações entre as pessoas, as brigas, desavenças, os amores, a solidariedade. A brincadeira e o riso. Ali também conto como as pessoas lidavam comigo, enquanto pesquisador”, explicou.

Veja aqui a matéria na íntegra

E confira aqui mais informações sobre o livro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em De que riem os boias-frias?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s