Cadeias dominadas – Agência Jovem de Notícias, 14 de maio de 2014

Imagem

Muralhas com arame farpado, portões de aço, menções ao Primeiro Comando da Capital (PCC) cravadas pelas paredes, grades por todos os lados e postos de vigilância. Poderia ser uma prisão, mas esse é o cenário das Unidades de Internação da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA) , antiga Febem. Embora planejada para promover medidas socioeducativas às crianças e aos adolescentes que cometeram atos infracionais no Estado de São Paulo, uma série de medidas governamentais aplicadas se assemelham ao tratamento dispensado à população carcerária adulta.

Em seu livro, Fábio Mallart aborda a dinâmica de funcionamento das unidades de internação da Fundação CASA. Entre 2004 e 2009, Fábio ministrou oficinas de fotografia aos adolescentes que cumpriam medida socioeducativa de internação nos grandes complexos da instituição: Brás, Franco da Rocha, Raposo Tavares, Tatuapé e Vila Maria. Tendo como base tal experiência, o autor aborda o deslocamento institucional ao longo do tempo, mostrando como a dinâmica de funcionamento do sistema socioeducativo, progressivamente, se alinha à lógica de funcionamento do sistema prisional adulto. Tal simetria é simbolizada, entre outros traços, pela existência de determinadas unidades de internação conhecidas atualmente como cadeias dominadas, espaços institucionais nos quais os adolescentes orientam as suas ações de acordo com as políticas e princípios do Primeiro Comando da Capital (PCC). Para além disso, Mallart se debruça sobre as transversalidades existentes entre as unidades de internação, as periferias urbanas e as unidades do sistema prisional adulto, territórios que, atualmente, encontram-se na mesma sintonia.

Debate e lançamento do livro Cadeias Dominadas, de Fábio Mallart, no dia 27 de maio às 19h na Ação Educativa em São Paulo (Rua General Jardim, 660, Vila Buarque)

Participantes do debate: Vera da Silva Telles, professora do departamento de sociologia da USP; Flávio Américo Frasseto, Defensor Publico da infância e da adolescência; Bruno Paes Manso (mediador), jornalista e pós-doutorando (NEV/USP).

Leia aqui a matéria na íntegra

E confira aqui mais informações sobre o livro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cadeias dominadas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s