Itamar Assumpção – Cadernos Inéditos | Jornal da USP, 14 de abril de 2014

Imagem

Fragmentos de Itamar

Compositor, músico e poeta, Itamar Assumpção foi “artista do submundo”, ficou na periferia do meio artístico de sua época. Hoje, sua obra recebe reconhecido valor e seus escritos estão compilados em livro

STELLA BONICI

“Não preciso de tudo./ Só preciso de tudo que preciso”. Sensível, simples e romântico, o músico e compositor Itamar Assumpção (1949-2003) não parecia querer muito da vida. Queria apenas o necessário, e escrevia sobre tudo o que sentia. O Instituto Itaú Cultural em parceira com a Editora Terceiro Nome acaba de lançar Itamar Assumpção – Cadernos Inéditos, uma coletânea que reúne textos extraídos de 60 cadernos do compositor, organizados por Serena e Anelis Assumpção, filhas, Elizena, esposa, e Marcelo Del Rio, amigo pessoal do músico.

Itamar Assumpção foi um dos grandes ícones da vanguarda paulista, movimento que aconteceu na cidade de São Paulo entre o final dos anos 70 e o começo dos 90. Parte desse movimento consistia em lançar produções independentes, sem contratos com grandes gravadoras, e, como seguidor do grupo, Itamar cumpriu sua palavra. O músico também foi fundador da banda Isca de Polícia, conhecida por suas letras ácidas e carregadas de críticas, com quem rompeu após algum tempo. Em seguida, formou o Orquídeas do Brasil, mas seu desentendimento com o Isca não durou tanto tempo, e o artista continuou tocando com as duas bandas.

Leia aqui a matéria na íntegra

E confira aqui mais informações sobre o livro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cadernos Inéditos - Itamar Assumpção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s