Zo’é – Hoje em Dia online (Belo Horizonte/MG), 11 de março de 2014

Imagem

Rogério Assis lança livro que retrata singularidades da blindada tribo Zo’é 

Em 1989, o fotógrafo Rogério Assis fez seu primeiro contato com a tribo indígena Zo’é. Povo que havia sido “descoberto” há pouco mais de 15 meses, no interior do Pará, por uma missão evangélica, mas que só naquele ano fora revelado à Fundação Nacional do Índio, a Funai. “Foi uma coincidência muito grande porque eu estava produzindo um documentário para a Funai quando a notícia chegou. Montaram, às pressas, uma equipe para registrar o primeiro contato e eu, que estava ali, na hora e no lugar certo, fui convidado para fazer o registro”, explica Assis.

O fotógrafo lembra que a tribo só foi revelada porque cerca de 20 índios haviam morrido em um período de dez dias, depois que um dos missionários transmitiu o vírus da gripe.

“Eles entraram em pânico com aquelas mortes. Na verdade, durante um ano e meio estavam sendo evangelizados e não falaram nada. Eles só procuraram a Funai por causa do surto epidêmico”, recorda.

À época, a visita registrada por Assis durou pouco mais de quatro horas, mas o impacto que ela provocou no fotógrafo foi tão grande que ele decidiu que precisaria voltar.

“Eles ficaram blindados e, na verdade, ainda o são. A preocupação da Funai em preservar a cultura e integridade desse povo é grande. Por isso, eu só consegui voltar 20 anos depois”.

O regresso, inclusive contou com o apoio da Fundação. “A ideia inicial era fazer uma reportagem especial para a extinta revista Pororoca (especializada em Amazônia), mas, chegando lá, percebi que a grandiosidade de tudo aquilo não caberia em um espaço tão pequeno. Saí de lá com a ideia certeira: precisava fazer um livro”.

Apesar da imponência da história e do material produzido, só agora (finalmente!) Assis conseguiu tirar o projeto da gaveta. São das fotos feitas em 1989 e 2009 que nasceu o livro “Zo’é” – um registro documental da tribo assinado por ele. Outra boa nova é que nesta quarta-feira (12) Assis estará em BH para contar essa e outras histórias.

Leia aqui a matéria na íntegra

E veja aqui mais informações sobre o livro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Zo'é

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s